Skip to main content

Experiência do Cliente. O que é?

A maneira mais direta de responder: É como o cliente se relaciona com um produto, negócio ou marca em todas as fases do consumo.

A melhor forma de responder é destrinchando essa maneira direta, vamos lá?

Quem é o cliente? É seu comprador potencial, atual, permanente e até mesmo desconhecido.

O que são relações? São as formas cognitivas, afetivas, comportamentais, pré definições sensoriais, sentimentos e desejos.

Quais são as fases do consumo? Pré venda, consumo e pós venda.

Dessa Forma podemos então dizer que trabalhar a experiência do cliente é buscar tornar agradável as relações de todas as pessoas que podem se relacionar com a marca, ou seja, com a forma que a marca existe para o mundo e com a forma que ela existe para quem possui contato direto com ela.

Percebe que tudo gira em torno do cliente?

SIM, tudo gira em torno dele por um simples motivo: todo mundo pode ser seu cliente a partir do momento que todos podem se relacionar com sua marca, até mesmo que não compra de você.

Empresas buscam ouvir e se comunicar através com objetivo de preservar sua imagem baseada na satisfação do cliente. Para isso o importante é OUVIR O CLIENTE e CENTRALIZAR aquilo que o CLIENTE DIZ. Esse processo é fundamental na experiência do cliente e chamamos ele de: centralização do cliente.

Parece estranho, mas nem é pq é até fácil. Implantar um processo de qualificação e satisfação dos serviços/produtos ouvindo os clientes para tomar decisões facilita a percepção dos rumos de todo negócio e diminui a gestão por achismos.

Sim. A experiência do cliente é a inimiga número 1 da gestão do acho.

Conhece a gestão do acho? É como o gestor ACHA que o marketing vai dar certo, como o gestor ACHA que o cliente gosta, o motivo o gestor ACHA que deu certo ou deu errado.

É sempre o que ele acha e nunca o que o cliente diz.

Para ouvir o cliente o foco deve ser atingir os 3 pilares da experiência do cliente:

Customer Experience é uma área ou um processo? - Mercado&Consumo

Dá para perceber que experiência do cliente não é apenas criar um ponto instagramável no negócio?

O ponto instagramável é o “fim”, ou seja, mediante a satisfação do cliente ele irá interagir com sua marca em um ponto de extrema ligação com as redes de forma orgânica.

A experiência do cliente é a forma mais eficiente de realizar a gestão do seu negócio, afinal ela busca o sucesso mediante a satisfação de forma constante, evolutiva e inovadora.

Aplique agora. Jogue a Isca!

Cai

@jogueaisca | @cai.costa